dailymotion-domain-verification-bf8367051eadca91-dmebea1o8ssgrxz1l Depois de 24 horas, WhatsApp volta ao ar | Jacir Holowate stat counters

Audiencia do site

terça-feira, 3 de maio de 2016

Depois de 24 horas, WhatsApp volta ao ar

A Justiça havia suspendido o serviço por a empresa não fornecer informações em uma investigação criminal


O bloqueio do WhatsApp foi suspenso nesta terça-feira (3). A decisão foi do desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, que deferiu um pedido de reconsideração dos advogados do WhatsApp e evitou que o serviço ficasse bloqueado por 72 horas, como previa a primeira determinação. Apesar de ter continuado a funcionar para muitos usuários conectados a redes Wifi, o serviço estava suspenso desde segunda-feira (2).


O juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto de Lagarto (SE), ordenou, na segunda-feira, que as provedoras de acesso à internet cumprissem o bloqueio sob risco de multa diária de R$ 500 mil. TIM, Vivo, Claro, Oi e Nextel acataram a decisão.
O WhatsApp, por meio de nota, informou estar "desapontado", "depois de cooperar com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros". Foi a segunda vez, em menos de quatro meses, que o serviço sofreu "apagão" no país.
O WhatsApp alega não ter as informações que a Justiça exige da empresa. A investigação criminal em curso está sob sigilo, mas é relativa a tráfico de drogas. A Polícia Federal solicita ao WhatsApp informações sobre usuários investigados. Em outra ocasião, o mesmo magistrado determinou a prisão preventiva do vice-presidente do Facebook (dono do WhatsApp) para a América Latina, Diego Dzodan, pelo mesmo motivo.
A medida cautelar do juiz é baseada em artigos do Marco Civil da Internet. O parágrafo 3º do artigo 11, por exemplo, afirma: "os provedores de conexão e de aplicações de internet deverão prestar, na forma da regulamentação, informações que permitam a verificação quanto ao cumprimento da legislação brasileira referente à coleta, à guarda, ao armazenamento ou ao tratamento de dados, bem como quanto ao respeito à privacidade e ao sigilo de comunicações".
No entanto, há divergências sobre o apoio na Lei 12.965. Especialistas sustentam que essa mesma lei sugere ações sob o princípio da "proporcionalidade", e que bloquear o acesso de quase 100 milhões de usuários é uma medida desproporcional.
Fonte: Epoca

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia:
*Não serão permitidos comentários com ofensas pessoais.
*Não serão permitidos comentários com conteúdo. referente à pirataria.
*Os comentários devem ter ligação direta com o assunto.
*Não serão tolerados comentários com links para promover outros blogs e/ou sites.
*Se quiser deixar um link, comente com a opção OpenID.
*O comentário será lido antes de ser publicado e só será publicado se estiver de acordo com as regras.
*Os comentários não refletem a opinião do autor do site.
*O autor do site não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários postados por outros visitantes.